Inscreve-te! Ligue-nos
938 374 146
Rua Nova de Sonhos, 61 4445-416 Ermesinde

Cronologia

520 A.C. – Bodhidarma um monge que viveu no século VI, chega à província de Hunan para ensinar Budismo. É considerado o patriarca das Artes Marciais por ter também ensinado métodos de fortalecimento e defesa aos monges do templo de Shaolin.

 1372 – Data do primeiro documento que menciona o Kempo Chinês em Okinawa. Neste mesmo ano, Okinawa anuncia o envio de embaixadores com tributos para o imperador da China.

 1392 – Durante o reinado do Rei Satto estabeleceu-se na zona de Kume ( Okinawa ) uma comunidade de artesãos e monges Chineses responsáveis pela introdução das Artes Marciais.

  1429 – Início da Dinastia Sho ( Rei Sho Ashi ) e da unificação dos três reinos de Okinawa.

  1477 – Proibição de uso e porte de armas devido aos graves problemas sociais e políticos. Queda da Dinastia Sho e estabelecimento de uma nova Dinastia Sho. Todos os nobres são obrigados a residir perto do Castelo Real. Aparecimento do Karaté e do Kobudo de Okinawa.

  1609 – O Clã Satsuma do Japão invade e domina Okinawa, continuando, ainda assim, a proibição do porte de armas e a  invasão é mantida secreta à China.

  1683 – Um enviado Chinês chamado Wanshu ( Wang Ji ), Mestre de Kempo, ensina Artes Marciais na vila de Tomari e uma Kata mais tarde conhecida por Wansh, que ainda hoje existe.

  1755 – O Karateca Sakugawa Shungo, vai à China aprender Artes Marciais. Mais tarde ensinou grandes expoentes que criaram as escolas de Shuri-te e Tomari-te.

  1756 – O Mestre de Kempo Chinês, Kusanku, vai para Okinawa ensinar o Kata Kusanko que ainda existe na escola de Shuri-te ( Shotokan, etc. )

  1853 – A 10 de Março em Naha ( Okinawa ), nasce o Sensei Kanryo Higaonna. Quando era pequeno era chamado ” Machu”.

  1866 – Última delegação é enviada a Okinawa pelo Imperador da China.

  1868 – Com 16 anos de idade, o Sensei Kanryo Higaonna inicia o treino de Kempo Chinês com o Sensei Aragaki Seisho ( 1840-1920 ), e depois mais tarde com Tojo Taite ( 1837-1917 ) na vila de Kume.

  1874 – Com 22 anos de idade o Sensei Kanryo Higaonna parte, no mês de Novembro, para Fukien na China, onde permanece cerca de 14 anos a treinar no Dojo de Ryu Ryuko.

  1887 – Por volta da Primavera o Sensei Kanryo Higaonna regressa a Okinawa.

  1888 – A 25 de Abril nasce o Sensei Chojun Miyagi.

  1899 – O Sensei Chojun Miyagi, com 11 anos de idade, inicia o treino com o Sensei Ryuko Aragaki.

  1905 – Nesta data iniciam-se as aulas de Karaté ( Naha-te ), nas escolas públicas de Okinawa.

  1915 – Em Maio, o Sensei Chojun Miyagi, acompanhado pelo seu amigo Gogenki, parte para a China com a intenção de encontrar a escola do Mestre Ryu Ryuko. Encontra apenas um resto do Dojo e um antigo aluno pelo facto de a China ter passado por grandes convulsões sociais e políticas ( Rebelião do Boxers em 1900 ). O Sensei Chojun Miyagi regressa apressadamente a Okinawa e recolhe na sua casa o seu Mestre Kanryo Higaonna, cuidando dele até à sua morte, em Outubro de 1915 com 63 anos de idade.

  1920 – O Sensei Chojun Miyagi cria os Katas Tensho e o Jumbi Undo ( exercícios de aquecimento ).

  1921 – O Sensei Chojun Miyagi faz uma demonstração da sua Arte perante o Príncipe Hirohito ( Futuro Imperador do Japão ).

  1926 – Chojun Miyagi, conjuntamente com outros Mestres, funda o “Karaté Kenkyu Club”. Os instrutores deste clube eram : Sensei Chojun Miyagi; Sensei Choyo Motobu; Sensei Kenwa Mabuni e Sensei Chomo Anashiro.

  1927 – Jigoro Kano ( Fundador do Judo ) faz uma visita a Okinawa. Daí em diante também se inicia uma longa amizade entre os dois mestres.

  1930 – No coração do Príncipe Hirohito, o Sensei Jinan Shinzato ( aluno principal do Sensei Chojun Miyagi ), fez uma demonstração da sua Arte. No final foi questionado acerca do nome de seu estilo de Arte Marcial. O Sensei Jinan Shizato não soube responder porque nessa altura não havia necessidade de colocar nomes nos estilos de karaté.

  1931 – Depois de algum tempo de reflexão, o Sensei Chojun Miyagi decide chamar ao seu estilo “Goju-Ryu”. Este nome foi inspirado num antigo livro de Artes Marcias ” Bubishi “, que era muito apreciado por ele. Nasce o Sensei An’Ishi Miyagi a 9 de Fevereiro.

  1933 – O Sensei Chojun Miyagi regista oficialmente o nome do estilo como ” Goju-Ryu “, na organização imperial das Artes Marciais Japonesas o ” Butoku-kai “

  1934 – O Sensei Chojun Miyagi parte para o Havai a convite de um jornal local onde permanece 10 meses a divulgar o Karaté.

  1935 – Os Mestres de Okinawa decidem dar um novo nome ao que até então se chamava “Te” ( Mãos Chinesas ) passando a chamar-se Karaté ( Mãos Vazias ).

  1936 – O Sensei Chojun Miyagi viaja até à China ( Shangai ) para pesquisa das Artes Marciais na famosa escola ” Jing Mo Goon “, mais conhecida como ” Seibukan “.

  1938 – Nasce a 25 de Dezembro o Sensei Morio Higaonna.

  1940 – O Sensei Chojun Miyagi cria os Katas Gekisai-Dai-Ichi e Gekisai-Dai-Ni, com o propósito de popularizar o Karaté entre os jovens.

  1946 – O Sensei Chojun Miyagi torna-se o director da ” Associação Civil de Educação Física de Okinawa “, e começa a ensinar na ” Academia de Polícia de Okinawa “.

  1948 – O Sensei An’Ichi Miyagi começa a treinar com o Sensei Chojun Miyagi no Dojo do jardim de sua casa em Tsuboya-Cho em Naha.

  1953 – Morre o Sensei Chojun Miyagi a 8 de Outubro.

  1979 – Criação da I.O.G.K.F. ( International Okinawa Goju-Ryu Karate-Do Federation ) em Poole Bournemouth, em Inglaterra.