Inscreve-te! Ligue-nos
938 374 146
Rua Nova de Sonhos, 61 4445-416 Ermesinde

Busaganashi

 

Busaganashi : Deus das Artes Marciais ou Santo Padroeiro do Goju Ryu e outras divindades,de conservação e de paz.

  O Busaganashi é nas Artes Marciais uma das divindades Taoísta ( kami ) venerada por muitos praticantes de Goju-Ryu em Okinawa. Sensei Chojun Miyagi (como Shinto) venerava a Kami Busaganashi todos os dias. No entanto, no ataque aéreo a Okinawa durante a Segunda Guerra Mundial, foi destruída a Fotografia que Sensei Chojun Miyagi tinha de Busaganashi e muitos outros bens, foram destruídos. ( Bens adquiridos na China durante as suas viagens) . Consta então que um dos seus Alunos que até já tinha feito um esboço do Busaganashi e percebendo a grande tristeza de seu Sensei, Viajou para as filipinas com o intuito de mandar fazer uma imagem tridimensional de Busaganashi. Quando esse mesmo aluno ofereceu essa estátua a Miyagi, ele achou esse gesto tão avassalador que deixou seu Mestre em Lágrimas.

Mas quais são as origens e lendas que cercam esta Divindade ou Santo? O Busaganashi é encontrado no Bubishi que é o Livro de Arte marciais mais influente em Okinawa. Bubishi é um Livro muito antigo, que foi considerado como a Bíblia do Karaté na dinastia Qing (1644-1911),  que também serviu como o manual do Boxe Garça Branca e do Lohan Kung-Fu .Busaganashi significa “meu querido respeitado guerreiro Kung-Fu”, mas o nome formal da divindade é o: “Grande Mestre do Vento e do Fogo.” Em chinês do nome é Sam Tan Yuen Doh.

O Busaganashi é o Deus local , é também o Deus dos Negócios, Arte, Música e Riqueza. Ele é adorado em escolas de Artes Marciais, entre os Músicos e Artistas, especialmente de Ópera Chinesa.

Chan Sensei explica que, durante o império de Qing, quando artistas marciais foram proibidas por causa da instabilidade política, muitos dos praticantes de Artistes Marciais escondera-se nas tropas de Ópera Chinesa. Na China na Ópera, há sempre a figura de um guerreiro de barba, e as artes marciais tem um importante papel no palco. Devido à relação estreita entre a ópera, a música e as Artes Marciais em geral, o Busaganashi tornou-se o Santo Padroeiro dos Artistas Marciais nas Escolas de Artes Marciais, Músicos e Artistas.

Esta divindade é especialmente encontrada nos santuários dasEscolas de Artes Marciais, em restaurantes, empresas e locais de mercado.

A Lenda de Okinawa :

Na China antiga uma menina deu à luz um menino. Com nenhum pai para cuidar dele, a família da Mãe decidiu abandonar a criança numa floresta de bambu. Mas depois de algum tempo a família ficou com um forte sentimento de culpa e voltaram a floresta à procura da criança. Foi então que eles se depararam com uma Milagre, a criança estava bem e de saúde, e que tinha estado este tempo todo a ser  tratada e protegida pelas próprias árvores. Vendo isso como um sinal, eles decidiram cuidar da criança o melhor que pudessem. A criança foi sempre muito inteligente e apesar de ser de uma classe social inferior, ele foi capaz de ser o terceiro melhor na prova anual de Mandarim. Isso deu-lhe a oportunidade de se juntar as Forças Armadas onde se descobriu a sua brilhante aptidão para as Artes Marciais.

Uma vez, uma das torres incendiou-se e rapidamente se espalhou pelo resto da  cidade. Vendo isto Busaganashi o usou a sua dinâmica respiração para apagar o fogo com um simples espirro. Ao fazer isso, ele salvou a cidade e recebeu seu título de ” Grande Mestre do Vento e do Fogo ” e passou adorado e honrado por todos.