Inscreve-te! Ligue-nos
938 374 146
Rua Nova de Sonhos, 61 4445-416 Ermesinde

Yin-Yang

Em chinês este conhecido símbolo que representa a integração de Yin e Yang é denominado o diagrama do Tai Chi. A doutrina chinesa do Yin e Yang é baseada na filosofia e metafísica da culturadaquele país .

Segundo esta filosofia, duas forças complementares compõem tudo que existe, e do equilíbrio dinâmico entre elas surge todo movimento e mutação. Essas forças são:

Yin – o princípio passivo, feminino, nocturno, escuro, frio

Yang – o princípio activo, masculino, diurno, luminoso, quente

Essas qualidades acima atribuídas a cada um dos dois princípios são, não definições, mas analogias que exemplificam a expressão de cada um deles no mundo fenomênico.. Os princípios em si mesmos estão implícitos em toda e qualquer manifestação.

Os exemplos acima não incluem qualquer juízo de valor, e não há qualquer hierarquia entre os dois princípios. Assim, referir-se a Yin como negativo indica apenas que ele é oposto a Yang, quando chamado de positivo. Esta analogia é como a carga eléctrica atribuída a protões e electrões: os opostos se complementam, positivo não é bom ou mau, é apenas o oposto complementar de negativo.

A realidade observada é fluida e em constante mutação, na perspectiva da filosofia chinesatradicional. Portanto, tudo que existe contém tanto o princípio Yin quanto o Yang. O símbolo Yin-Yang expressa esse conceito: dentro do Yin preto está contido o Yang branco, dentro do Yang branco está contido o Yin preto.

O símbolo Yin-Yang teve origem na Coreia e representa o equilíbrio da natureza, da força, das mentes e do físico. Representa todas as forças negativas (preto) e positivas (branco).

Resumidamente temos,

O  Yang representa :

Luz, Activo, Montanha, artes Altas, Verão, Calor, Duro, Concreto, Objectos, Grandes, Maciços, Locais Ruidosos como Bailes e Festas.

Amor, Tolerância, Criatividade, Iniciativa, Amizade, Admiração, Ajuda, Facilidade.

As forças YANG são poderosas nos meses de verão, mas enfraquecem durante a noite escura. Um elemento como a árvore pode ser YANG se a árvore for grande e forte.

As situações em que há YANG demais são muito agitadas e causam excessos. Devem ser evitadas.

O  Yin Representa :

Escuridão, Passivo, Água, Partes Baixas, Inverno, Frio, Mole, Impalpável, Objectos Pequenos, Frágeis, Locais Calmos como Igrejas e Cemitérios.

Intolerância, Sedentarismo, Inimizade, Inveja, Oposição, Dificuldade.

As forças YIN são poderosas nos meses de Inverno, mas enfraquecem durante o dia claro. Um elemento como a árvore pode ser YIN se a árvore for pequena e delicada.

As situações em que há YIN demais são muito calmas e sem vida. Devem ser evitadas.